terça-feira, 30 de junho de 2009

PIEZOELETRICIDADE

HOOO!!!

Talvez vocês nunca tenham ouvido essa palavra, mas ela dará muito o que falar no futuro. A piezoeletricidade é uma característica de cristais que quando são pressionado geram eletricidades e vice-versa.

Olhem o video do youtube feito Dr. Hermes Prado Jr, autor do website http://www.artesmedicas.com/, que demonstra de forma simples e rápida o que é o efeito piezoelétrico, fenômeno de fundamental importância na construção de radares para terem uma idéia melhor desse efeito. (VALE A PENA ASSISTIR)
http://www.youtube.com/watch?v=asFZS84lfn0

Energia a partir do trânsito - A empresa israelense Innowattech encontrou uma maneira de produzir energia a partir da pressão dos veículos no piso. http://www.planeta-inteligente.com/page/article/id/17/Energia-a-partir-do-trnsito


O site Feira de Ciências faz uma explicação bem legal desse efeito.

Cristal piezoelétrico
Existe um método de conversão direta de energia mecânica em energia elétrica. Certos cristais, como o sal de Rochelle e o quartzo, têm a propriedade de gerar uma tensão elétrica, quando comprimidos. A tensão gerada, mais ou menos volts, depende do grau de compressão. Chama-se a isso de piezoeletricidade.

O cristal comprimido produz uma tensão elétrica.

O cristal de sal de Rochelle, por exemplo, é muitas vezes empregado no fonocaptor do toca-discos. Ele converte os sulcos do disco em tensão elétrica variável. A agulha do fonógrafo é mantida firme junto ao cristal; ao passar pelos sulcos do disco a agulha vibra, de ponta a ponta, de acordo com as variações de profundidade dos sulcos. Estas variações são transmitidas ao cristal sob a forma de variações de pressão. Em conseqüência, o cristal gera uma tensão variável a qual produz som, quando amplificada e dirigida a um alto-falante.

Muitos acendedores de fogão e isqueiros funcionam na base da piezoeletricidade.


Bons estudos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato e envie seu comentário ou sugestão de assunto.

Nome

E-mail *

Mensagem *