segunda-feira, 15 de março de 2010

Motor a 4 Tempos

HOOO !!!!
Olá pessoal.

Vocês já ouviram falar dos motores à combustão, né? Pois é, nesse tópico tentarei explicar o funcionamento físico de um motor desse tipo.

Primeira coisa que precisamos entender são as partes desses motores. Vocês já ouviram falar, por exemplo, de uma moto 250 cilindradas? E de um carro 1.6?? Claro que sim, mas o que significam esses números???? É o tamanho (volume) dos cilindros dos motores. O cilindro é onde o combustível entra explode gerando assim movimento. Esses tamanhos dizem respeito ao volume em centímetros cúbicos (cm³) deles - uma abreviatura, não científica mas muito usual, é o CC (Centímetro Cúbico ou cilindrada) . Por exemplo 250 cm³, 1.600 cm³.

As válvulas são as partes do motor que controlam a entrada de combustível e a saída de combustível queimado. A vela serva para gerar uma faísca que explodirá o combustível empurrando o pistão violentamente para baixo gerando assim movimento que será transmitido para as rodas.

A imagem abaixo mostra bem as partes de um motor.

Os passos para o motor entrar em funcionamento são os seguintes:
1 - Entrada de combustível;
2 - Compressão do combustível;
3 - Explosão (queima) do cumbustível;
4 - Liberação do combustível queimado.

Como o combustível é úlverizado em forma de gás dentro do cilindrido podemos pensar TERMODINÂMICAMENTE e entender os ciclos termodinâmicos que o combustível sofre:
1 - Admissão (Entrada de combustível);
2 - Compressão;
3 - Expansão (quando ocorre a combustão);
4 - Exaustão (o combustível queimado é forçado a sair pelo escapamento.)

Veja o vídeo abaixo para ter uma ideia de como é um motor em funcionamento.



Fica aqui a pergunta: EXISTEM OUTROS TIPOS DE MOTORES ? QUAIS ?

Bons estudos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato e envie seu comentário ou sugestão de assunto.

Nome

E-mail *

Mensagem *