domingo, 5 de julho de 2009

MRU, MRUV e Movimento Composto


HOOO
!!!!

O que é um MRU? É um Movimento Retilíneo Uniforme. Mas o que significa isso??? Significa dizer que é um movimento no qual a Velocidade é Constante por que a Aceleração não existe?? Mentira.... Ela existe sim, mas o seu valor é ZERO. Por conta disso ela não faz a velocidade variar.

Então quando for falado em MRU temos que pensar que a velocidade é constante e aceleração é zero.

Mas onde existe esse tipo de movimento??? Em pouquíssimos lugares. Pense em alguns exemplos... Com certeza você deve ter pensado em um carro com a velocidade sempre com o mesmo valor. Ok, está certo. Mas me responda.... Por quanto tempo o carro ficou nessa velocidade???? Com certeza por um tempo muito curto...

Então daí ocorre pensarmos em outros exemplos... Um trem, um barco ou avião ficam com velocidade constante por um tempo muito maior. Se pensarmos em uma arruela caindo rodando em um parafuso grande podemos dizer que ela cai em MRU por um tempo bem considerável. Então essa é uma experiência que podemos fazer em sala de aula. Alguém topa???

E o que é um MRUV? É um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Mas o que significa isso??? Significa dizer que é um movimento no qual a Velocidade Varia por que a Aceleração existe?? Claro.... Ela existe sim, mas o seu valor, agora, é diferente ZERO. Por conta disso ela faz a velocidade variar.

Então quando for falado em MRUV temos que pensar que a velocidade varia e aceleração é diferente de zero.

Olhem esse vídeo que mostra uma bola sendo lançada verticalmente para cima. http://www.youtube.com/watch?v=LmhNgex7pSk Ela faz primeiro um MRUV na vertical. Depois ela faz um movimento composto por um MRUV na vertical e um MRU na horizontal. Vocês conseguem identificar isso? Se não me perguntem na aula!!!

Nesse vídeo se faz uma análise dos gráficos da velocidade para o MRU e MRUV. http://www.youtube.com/watch?v=w9HNgCHM4tY

Bons estudos!!!

Um comentário:

Entre em contato e envie seu comentário ou sugestão de assunto.

Nome

E-mail *

Mensagem *